O paraibano gera, em média, 1,11 quilos de lixo por dia. O dado é do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa), levantamos e analisados pelo Núcleo de Dados da Rede Paraíba de Comunicação. Parece pouco, mas quando isso é descartado por uma cidade inteira, fica tudo muito maior. Em 2024, casas e estabelecimentos de João Pessoa produziram mais de 295 mil toneladas de resíduos, conforme dados da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
A engenheira ambiental Carla Silva explica que resíduos são esses. “Nós temos o resíduo sólido urbano, que é esse lixo que a gente produz em casa, na cozinha, no banheiro. Temos também resíduos industriais, que são produzidos por grandes empresas, grandes indústrias. E temos resíduos gerados em grandes geradores, como grandes supermercados, shopping centers”, detalha.
E para onde vão os resíduos gerados? Na Paraíba, 88% da população é coberta com a coleta de lixo na rua: 97,1% da população urbana e 53% da população rural, o que significa que 12% da população da Paraíba não tem coleta regular de lixo.