Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas, nesta quinta-feira (29), apontou que, embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidere os cenários estimulados para as eleições deste ano, a diferença para seus principais oponentes caiu para a margem de erro nas projeções de segundo turno.
Cenários de Primeiro Turno
No principal cenário estimulado, Lula aparece com 39,8% das intenções de voto, seguido de perto pelo senador Flávio Bolsonaro, que soma 33,1%. Quando o nome testado é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Lula oscila para 40,7%, enquanto o paulista registra 27,5%.
O estudo também comparou cenários contra o governador do Paraná, Ratinho Junior, que somou 15,2% quando mencionado contra nomes como Ciro Gomes e Ronaldo Caiado.
Avanço da Direita e segundo turno
Com a confirmação da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro, a direita tem projetado crescimento nos levantamentos. Em simulações de um eventual segundo turno de Lula contra outros candidatos, as previsões são de uma disputa acirrada.
- Lula (44,8%) e Flávio Bolsonaro (42,2%): diferença de apenas 2,6 pontos.
- Lula (43,9%) e Tarcísio de Freitas (42,5%): menor distância registrada, apenas 1,4 ponto.
- Lula (44,7%) e Ratinho Junior (38,9%): governador paranaense também demonstra competitividade, atraindo o eleitorado antipetista.
Barreira da Reeleição e Divisão Regional
Mesmo com o petista liderando as intenções de voto, 51% dos eleitores afirmam que Lula não merece ser reeleito, contra 45,3% que aprovam um novo mandato. Esse cenário é impulsionado pela forte resistência na região Sul, onde a rejeição à continuidade do governo atinge 60,7%.
Em contrapartida, o Nordeste é a região que mais apoia a continuidade do governo, com 57,1% de apoio à reeleição, número que sobe para 63,3% entre os beneficiários do Bolsa Família.
R7



