De acordo com boletim epidemiológico publicado nesta segunda-feira (8) pela Secretaria de Saúde, Lagoa Seca possui atualmente 8 casos ativos de Covid-19. Destes, 6 são mulheres e 2 homens, com faixa etária entre 29 a 47 anos.
Com sintomas gripais como obstrução nasal, dor de cabeça, dor de garganta, febre e tosse, os casos estão espalhados pelos bairros Centro, Bela Vista e Monte Alegre, na zona urbana, e na zona rural, nas comunidades Floriano e Juracy Palhano. Um caso suspeito estava em análise no sítio Alvinho, mas o teste realizado no início da tarde desta segunda teve resultado negativo.
Sem internações ou quadro mais grave do vírus, os pacientes seguem acompanhados e se recuperando em casa. O tratamento orientado é feito com o uso de medicações como Azitromicina e Dipirona, repouso e bastante líquido.
Para os lagoassequenses que apresentarem sintomas gripais, a recomendação é a mesma: acionar o seu agente comunitário de saúde (ACS), comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região ou ao Hospital Municipal Ana Maria Coutinho Ramalho. Após a notificação, o paciente aguarda o período de 3 a 7 dias do primeiro sintoma para realização do teste no laboratório do próprio Hospital.
Por Lara Melo (DECOM/PMLS @lagoasecapb)
