A Câmara de Vereadores de Lagoa Seca aprovou, nesta quinta-feira (14), o Projeto de Lei n° 14/2023 que cria o serviço de fisioterapia domiciliar acompanhado por unidade móvel devidamente equipada, com a finalidade de atender pacientes impossibilitados de se locomover e deslocar até algum ponto de saúde para ter acesso ao serviço. O texto é de autoria do parlamentar Carlos André Barbosa (André de Dé).
Segundo a lei, os pacientes deverão apresentar atestado de dificuldade de mobilidade, limitação funcional e condições de acessibilidade.
Por meio de cadastro na Secretaria de Saúde, a pessoa interessada no serviço de fisioterapia domiciliar passará por triagem e avaliação da equipe de profissionais ligados à área e também assistentes sociais para atestar essa condição física.
Ainda de acordo com a propositura, a unidade móvel deverá conter equipamentos essenciais para as sessões de fisioterapia, bem como o município pode firmar convênios ou termos de cooperação com outros órgãos (a exemplo de setores estaduais/federais) na missão de aplicar o serviço em Lagoa Seca.
O vereador Carlos André falou sobre a importância do projeto. “Alegria muito grande em poder ofertar a fisioterapia domiciliar para as pessoas que são impossibilitadas de saírem de suas casas para passarem por esse atendimento. Temos pacientes acamados com sequelas de AVC, recém operados, por isso essa forma de garantir uma recuperação mais eficaz, promovendo a eles uma melhor qualidade de vida”.