spot_img
18.9 C
Campina Grande
spot_img

Lagoa Seca fecha “Novembro Azul” com mais de 800 testes para rastrear câncer de próstata

A Secretaria de Saúde de Lagoa Seca, município do Agreste paraibano, encerrou nesta quarta-feira (29) a campanha nacional Novembro Azul – mês de conscientização l a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Dois destaques marcaram as atividades deste ano: a aceitação e grande participação de homens nas unidades de saúde – locais onde a campanha aconteceu – e a qualidade de exames de PSA, feito a partir da coleta de amostras de sangue do paciente, utilizado como diagnóstico inicial para rastrear o câncer de próstata. A Secretaria de Saúde informou que ao longo do mês mais de 800 exames foram realizados, e a estimativa é que esse número chegue a mil devido novembro ainda não ter acabado e à alta procura pelo procedimento. 

Todas as treze unidades de saúde promoveram encontros visando o diálogo preventivo. As reuniões também ouviam relatos de homens e suas dúvidas sobre o que a doença, como ela se manifesta e seus riscos. 

Nesta quarta-feira os postos médicos da comunidade Juracy Palhano e do bairro Monte Alegre foram os últimos da lista da campanha, avaliada como “sucesso” pela gestão.

Como de costume, a prefeita Dalva Lucena esteve participando dos momentos. Ela avaliou o trabalho de sua administração diante da demanda do Novembro Azul: “Intensificamos esses serviços devido à campanha, embora durante todo o ano as equipes estão disponíveis para atender o público. Enquanto gestão estamos à disposição e custeamos tudo que for necessário para zelar pela saúde, não só dos homens, mas de todo povo de Lagoa Seca”, garantiu. 

Por sua vez, a secretária da Saúde comemorou o acesso do público-alvo às unidades de saúde e elogiou o esforço das equipes. “Este ano foi notável a presença dos nas atividades do Novembro Azul. Para nós fica o sentimento de gratidão aos profissionais os quais se dedicaram nesta missão”, falou Cristiane Cavalcanti. 

Cristiane também informou que após o resultado do PSA, a prefeitura promoverá mutirão com os médicos das unidades para avaliar os resultados dos exames e, se necessário, encaminhar os pacientes para os próximos procedimentos.

spot_img

Últimas Notícias