O município de Lagoa Seca, no Agreste da Paraíba, amplia nesta segunda-feira (21), na Policlínica Manoel Jácome, a campanha de imunização contra a Covid-19 no seu mais recente público: bebês de 6 meses a 2 anos de idade. Algumas doses já vinham sendo aplicadas nas unidades de saúde.
A baixa quantidade de doses obtida até agora fez a Secretaria de Saúde, por meio do setor de imunização, restringir por enquanto a cobertura vacinal àqueles bebês com comorbidades. A medida segue orientação de um informe técnico da Secretaria Estadual de Saúde, publicado no dia 10 de novembro.
Segundo o informe, Lagoa Seca tem 1.005 bebês nesta faixa etária aptos a entrar na lista de prevenção contra o novo coronavírus.
Ainda segundo o documento, o imunizante da Pfizer-BioNTech é o que está sendo aplicado neste grupo. Para garantir a vacina, os pais da criança precisam realizar o agendamento na sua unidade de saúde ou entrando em contato com o agente de saúde. Se não for possível nenhuma das alternativas, os pais poderão levar o bebê à policlínica, nesta segunda, com horário de atendimento das 8h às 12h.
Entre as comorbidades contempladas como prioritárias, estão:
- Diabetes mellitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
- Hipertensão arterial estágio 3;
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;
- Insuficiência cardíaca (IC);
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Síndromes coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardiopatias e Pericardiopatias;
- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênita;
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
- Doenças neurológicas crônicas;
- Doença renal crônica;
- Imunocomprometidos;
- Hemoglobinopatias graves;
- Obesidade mórbida;
- Síndrome de Down;
- Cirrose hepática.
O esquema vacinal da Pfizer Baby tem o espaçamento menor que as vacinas aplicadas nos adultos. São três doses aplicadas, com intervalo de 4 semanas entre a primeira e a segunda, e o intervalo de 8 semanas entre a segunda e a terceira dose.
A Secretaria de Saúde de Lagoa Seca reforçou que os frascos das doses destinadas a esse grupo possuem uma cor distinta à dos demais públicos: a cor vinho. Segundo a pasta, como a fórmula do imunizante é diferente, o objetivo é evitar erros de imunização.
Em publicação nas redes sociais, a Prefeitura de Lagoa Seca disse que o município já está se organizando para pedir o próximo lote de vacinas, dependendo da procura dessa remessa.
No último boletim epidemiológico atualizado e divulgado pelo governo municipal, Lagoa Seca tem 3 casos ativos da doença, mas nenhum internado. Desde o início da pandemia, cerca de 3 mil pessoas contraíram a covid, e 43 morreram em decorrência dela.
Nova recomendação para uso da máscara
A Secretaria de Vigilância em Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde, emitiu uma nota técnica e voltou a recomendar o uso da máscara no Brasil após nova alta de casos de Covid-19.
O alerta vale principalmente para quem teve contato com pessoas sintomáticas, a população com fatores de risco e os profissionais que trabalham em locais fechados e com pouca ventilação. No documento, o órgão também pede “intensificação da vigilância genômica” para sequenciamento e monitoramento das variantes do novo coronavírus em circulação no país.



