O município de Lagoa Seca, no Agreste da Paraíba, já chegou a 95% da coleta de informações dos setores do Censo Demográfico 2022. Apesar do avanço, ainda é preocupante a falta de dados em alguns locais espalhados pelo município, tanto na zona urbana quanto rural.
A informação foi repassada na manhã desta quinta-feira pelo coordenador regional e técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Klenio Morais, durante reunião de sua equipe com membros dos Poderes Executivo e Legislativo.
Segundo o IBGE, mais de 140 imóveis (incluindo casas e apartamentos) ainda não abriram suas portas para passar as informações solicitadas pelos recenseadores. Deste total estão os casos de ausência – como o próprio nome diz, ou seja, ninguém foi encontrado no domicílio – e situações de recusas – quando os moradores não permitem a coleta dos dados.
Questionado sobre o total de pessoas existentes em Lagoa Seca com base no atual Censo, Klenio disse que só serão reveladas as estatísticas quando toda apuração for encerrada, com previsão para as duas próximas semanas. Haverá, segundo ele, uma outra reunião com a prefeitura, a fim de que os números finais sejam repassados de imediato à instituição.
Na reunião, o IBGE pediu apoio da prefeita Dalva Lucena, por meio dos secretários municipais, na missão de os recenseadores realizarem o Censo nos ambientes considerados ausentes ou com recusas.
“Tenho certeza de que, mais uma vez, com a parceira fincada com a prefeitura, vamos conseguir contemplar essas áreas restantes”, desejou o coordenador geral do Censo, em Lagoa Seca.
Ficou estabelecido de que a Secretaria de Saúde teria um papel maior nesta etapa final do processo. É que agentes comunitários de saúde poderão ajudar nas atividades, já que os profissionais lidam diretamente e conhecem bem a população. Há previsão, ainda, de que algumas assistentes sociais entrem na empreitada, mas isso ficará sob possível liberação da Secretaria de Assistência Social.
“Queremos saber como está a população de nossa cidade, ou seja, ter ciência de quantos somos […] É por isso que ajudaremos no que for preciso, na finalidade de fecharmos esse Censo tão importante”, avaliou a prefeita Dalva Lucena.
Além da chefe do executivo municipal, também estiveram presentes no encontro: o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Ramalho, os secretários municipais Iran Stênio (Educação), Cristiane Cavalcanti (Saúde) e Administração (Aparecida dos Santos).





